quarta-feira, 28 de março de 2007

O que é nacional é bom!!!

A Danone tentou criar uma gama de iogurtes que aliam os benefícios nutricionais do iogurte aos da melhor fruta produzida em Portugal, incluindo pedaços de fruta com Denominação de Origem Protegida (D.O.P.) ou Indicação Geográfica Protegida (I.G.P.).

Estes novos iogurtes podem ser uma boa escolha, em primeiro lugar porque beneficiam a agricultura portuguesa, levando à sua evolução e porque podem resolver problemas como a super produção de fruta, por outro lado, como referimos no artigo:”o impacto ambiental das nossas escolhas alimentares”, a escolha de um “Puro danone pedaços” poderá ter um menor impacto ambiental. Temos ainda o aspecto nutricional e a promoção de uma alimentação saudável.

É claramente uma ideia inovadora e com muitos benefícios, mas não podemos esquecer que se trata de uma estratégia de marketing para promover os iogurtes com pedaços da danone...


A nova gama de iogurtes "Puro Danone Pedaços", inclui os sabores Ananás dos Açores (D.O.P.), Pêra Rocha do Oeste (D.O.P.), Mel da Terra Quente (D.O.P.) e Nozes (vindas do Alentejo), Cereja da Cova da Beira (I.G.P.), Pêssego da Cova da Beira (I.G.P.), Maçã de Alcobaça (I.G.P.), e Morango cultivado no Ribatejo.

segunda-feira, 26 de março de 2007

Como Comprar: Legumes e Verduras

Para todos aqueles que não consomem produtos hortícolas, porque acreditam que os produtos semi-processados e embalados, perderam a sua qualidade com o processamento, ou porque não sabem como escolher os produtos frescos, ou apenas a título de curiosidade, venha aprender como comprar legumes e verduras. No entanto, os hortícolas processados e embalados são uma boa escolha para quem não tem tempo de os comprar e preparar, o prazo de validade deste tipo de produto é maior e a sua qualidade nutricional, matem-se quase inalterada.

domingo, 25 de março de 2007

"Pão Ligth"


Deverá sempre optar por pão, em vez de bolachas ou bolos. Mas há ainda quem pense que o pão é muito calórico e por isso faz engordar. Duas investigadoras espanholas, desenvolveram um pão com menos 45% de calorias e mais fibras, esta massa também pode ser usada para fazer pastéis e bolos mais saudáveis. Isto porque em Espanha, segundo as investigadoras, não tem um pão light e o consumo de fibras é reduzido. Esta afirmação também se pode aplicar a Portugal, e fica então lançada a pergunta: Será que dentro em breve vamos ter a opção “pão light” nos supermercados portugueses?

sábado, 24 de março de 2007

Comer de acordo com o nosso estado de espírito!!!


Mitos ou realidade, ditados populares ou lendas, comprove você mesmo. Poderá encontrar respostas a esta questão no blog mitos alimentares. Mas uma coisa é certa, uma alimentação saudável e equilibrada contribui para o seu bem-estar.

domingo, 18 de março de 2007

Um hambúrguer saudável…

É bastante usual, associarmos o hambúrguer a «fast food», a chamada “comida de plástico”. Porem o hambúrguer não é mais nem menos que carne de vaca, porco ou outra, que é picada e moldada de diferentes formas. O que torna o hambúrguer uma má opção é o método de confecção, normalmente a fritura e os molhos que lhe são adicionados. Segue-se a composição de um hambúrguer que corresponde à composição nutricional da carne que lhe deu origem.

Nota: há hambúrgueres com peso superior, e possivelmente a grande maioria, estes valores são apenas a título comparativo.


Por isso se grelhar em vez de fritar, e se não adicionar molhos como maionese e outros, terá uma refeição mais saudável. Para os amantes do hambúrguer, há ainda uma outra novidade. Tendo em conta a grande aceitação deste alimento, principalmente pelos jovens e sendo a obesidade cada vez mais notória nesta faixa etária, já existem estudos para criar um hambúrguer com menos gordura e mais fibras.

quinta-feira, 15 de março de 2007

O impacto ambiental das nossas escolhas alimentares

Cada vez mais, temos a possibilidade de consumir alimentos, oriundos de vários países da Europa e do Mundo. Isto deve-se a globalização, que permite a livre circulação dos alimentos. Aparentemente estamos a falar de uma maior disponibilidade de produtos e de um maior número de ofertas para o consumidor.




Mas os efeitos da globalização não ficam por aqui… Por exemplo, consumir um alimento que é produzido no Brasil e importado para Portugal, tem um impacto ambiental muito maior do que se consumir um alimento, que é produzido e comercializado em Portugal. Segundo a notícia editada pelo jornal Noticias da Amadora as escolhas alimentares são determinantes para um consumo responsável.

quarta-feira, 14 de março de 2007

Para melhor comer... boas escolhas tem de fazer!!!

Olhar para um rótulo pode reflectir-se numa escolha mais saudável. No entanto, no dia a dia nem sempre tem acesso a um rótulo, se pensar nas refeições que realiza fora de casa, num restaurante, num self-service, num café ou num bar. Mas a ausência de um rótulo, não significa que não possa fazer uma escolha, a mais saudável possível dentro das opções que dispõe. Tudo passa por uma questão de estar atento e ter alguns cuidados, como refere a nutricionista Adriana Santana no seu artigo: Aprendendo a fazer escolhas saudáveis, onde ela realça seis pontos importantes a ter em conta durante uma escolha alimentar.

quarta-feira, 7 de março de 2007

O outro lado do sabor


Será que já pensou que uma simples escolha de sabor
ou aroma, pode significar muito mais que isso!!!
Pois é… a única diferença pode não ser apenas o sabor…
Essa diferença pode tornar-se significativa se fizermos as mesmas escolhas todos os dias!!!

quinta-feira, 1 de março de 2007

"Comer gato por lebre"

Desenganem-se aqueles pais, tios, avós, primos e demais que pensam que ao dar um “suissinho” à criança estão a dar um iogurte!! Não, não se trata propriamente de um iogurte, trata-se sim de um queijo fresco! Se olhar com mais atenção para o rótulo da próxima vez que adquirir este produto repare na denominação de venda (designação do produto pelo seu nome). É bom saber o que estamos a comprar!!!






Nesta tabela é possível observar algumas diferenças entre o "suissinho" e o iogurte!! Não queremos de forma alguma que pense que é mau dar queijo fresco às crianças apenas queríamos chamar a atenção para não "comer gato por lebre"!!!