O risco de desenvolver doenças cardiovasculares é fortemente influenciado pelo tipo de gordura consumida: a ingestão de gorduras trans aumenta substancialmente o risco, e as gorduras saturadas aumentam-no de forma mais moderada. Do lado oposto, temos as gorduras monoinsaturadas e as poliinsaturadas que diminuem o risco de sofrer de doenças cardiovasculares.
As gorduras saturadas encontram-se nas carnes, em especial as gordas, na manteiga e nos produtos lácteos (os lacticínios magros ou meio gordos têm menor quantidade de gorduras saturadas). As gorduras trans ou hidrogenadas estão presentes em muitas margarinas, alimentos fritos e uma infinidade de alimentos prontos a consumir: bolachas, bolos embalados, snacks, refeições prontas a consumir, etc.
Uma forma de diminuir o consumo das gorduras saturadas consiste em substituir alimentos como a carne vermelha por peixe, aves, nozes e sementes, em muitas refeições.
As gorduras alimentares têm funções muito importantes no organismo. São uma excelente fonte de energia concentrada e são as transportadoras de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K). As gorduras são essenciais às estruturas das membranas celulares, para além de serem percursoras de muitas hormonas.
1 comentário:
Ou seja existem gorduras boas... coisa que muita gente nao sabe... eu por acaso ja sabia disso, mas e sempre um assunto importante para se debater
Enviar um comentário